terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BANCO DE DADOS(FINALIDADE E USO)

.

FINALIDADE
Bancos de dados, (ou bases de dados), são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.
É usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou extendida.
O banco de dados é uma forma de organizar informações e armazená-las sistematicamente para que seja rápido e fácil a consulta atendendo, assim, quem necessite de informação. O cadastro de clientes de uma empresa é um exemplo de banco de dados.

USO

É possível aumentar a usabilidade de um banco de dados personalizando e controlando o conteúdo e a organização do Painel de Navegação. A navegação personalizada pode ajudar a aumentar a eficiência agrupando, destacando ou ocultando objetos.

EXTRANET:PARA QUE SERVE

EXTRANET

extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

USANDO A INTRANET


INTRANET


As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

Definição de intranet:

A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

USANDO A INTERNET


Definição

A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.

Para que serve:

A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente

SIG (SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS)

          
          
           O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou serviço final. A qualidade deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma quantidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social.

A Importância do SIG para as Empresas 
  Neste sentido pode-se afirmar que os sistemas de informações gerenciais podem, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:
* redução dos custos das operações;
* melhoria no acesso as informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
* melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;
* melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
* melhoria na tomada de decisões, por meio de fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
* melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;
* melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
* otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;
* melhor interação com seus fornecedores;
* aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas. 

TOPOLOGIA DE REDE (MODO ESTRELA)

As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e um hub como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mal contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.
Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre sí por switches ou roteadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.

PLANILHA DE CUSTO