terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BANCO DE DADOS(FINALIDADE E USO)

.

FINALIDADE
Bancos de dados, (ou bases de dados), são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.
É usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou extendida.
O banco de dados é uma forma de organizar informações e armazená-las sistematicamente para que seja rápido e fácil a consulta atendendo, assim, quem necessite de informação. O cadastro de clientes de uma empresa é um exemplo de banco de dados.

USO

É possível aumentar a usabilidade de um banco de dados personalizando e controlando o conteúdo e a organização do Painel de Navegação. A navegação personalizada pode ajudar a aumentar a eficiência agrupando, destacando ou ocultando objetos.

EXTRANET:PARA QUE SERVE

EXTRANET

extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

USANDO A INTRANET


INTRANET


As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

Definição de intranet:

A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

USANDO A INTERNET


Definição

A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.

Para que serve:

A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente

SIG (SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS)

          
          
           O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou serviço final. A qualidade deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma quantidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social.

A Importância do SIG para as Empresas 
  Neste sentido pode-se afirmar que os sistemas de informações gerenciais podem, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:
* redução dos custos das operações;
* melhoria no acesso as informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
* melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;
* melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
* melhoria na tomada de decisões, por meio de fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
* melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;
* melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
* otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;
* melhor interação com seus fornecedores;
* aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas. 

TOPOLOGIA DE REDE (MODO ESTRELA)

As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e um hub como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mal contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.
Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre sí por switches ou roteadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.

PLANILHA DE CUSTO



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SPT – SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES

O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando as negociações. Na maioria das empresas, o SPT está ligado fortemente às atividades da rotina diária, no curso normal dos negócios. Desempenha um papel específico de suporte às atividades empresariais, também é uma valiosa fonte de dados para outros sistemas de informação da organização.
As atividades do SPT compreendem a:
  • Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;
  • Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...
  • Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;
  • Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
A maioria dos SPTs têm: necessidade de processamento eficiente e rápido para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas; alto grau de repetição no processamento; computação simples (adição, subtração, classificação, multiplicação); grande necessidade de armazenagem; em caso de pane no SPT, causa grande e grave impacto negativo na organização, e seu funcionamento afeta um grande número de usuários.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COMERCIO ELETRÔNICO-ESTRATÉGIAS

O comércio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos negócios, interferindo na cadeia de valor adicionado a produtos e serviços dirigidos ao consumidor ou em transações entre empresas.
Imaginar que o comércio eletrônico se restringe unicamente à venda direta de informações, serviços e produtos estreita a visão do impacto potencial sobre os negócios que a utilização comercial da Web pode oferecer a uma organização. Apesar da venda direta ser certamente a primeira forma de se pensar a obtenção de lucros numa relação entre consumidor-vendedor, a utilização da Web como veículo para o comércio eletrônico permite visualizar uma série de outras formas de adicionar valor a um negócio.
A visão do comércio eletrônico, como qualquer tipo de apoio de transações comerciais por meio do uso de infra-estrutura digital, tem a vantagem de englobar uma gama variada de utilizações da Web para favorecer ou incentivar transações comerciais.
Assim, o comércio eletrônico pode funcionar como instrumento de promoção (pré-venda), como novo canal de vendas de fato ou de atendimento ao cliente (pós-venda). Pode gerar economia na realização de transações e redução do ciclo de desenvolvimento dos produtos; a sua implementação deve promover um aprendizado organizacional e tecnológico indispensável para a sua aplicação efetiva.O comércio eletrônico ainda propicia o desenvolvimento de novos produtos e mesmo de novos modelos de negócio.

Comércio eletrônico


Introdução ao MS PROJECT


Boa Noite Leitores,
Muitos de vocês já devem ter visto alguma oportunidade de emprego ou estágio que informava que os candidatos deveriam ter conhecimento do software MS Project.

O Microsoft Project é um poderoso aplicativo de gerenciamento de projetos que você pode utilizar para planejar, programar e representar graficamente as informações sobre projetos. Com o Microsoft Project é fácil criar e modificar um conjunto de tarefas para atingir seus objetivos.

O software de gerenciamento de projeto é uma ferramenta muito importante para o estabelecimento de um plano inicial de projeto. Além disso, o Microsoft Project recalcula rapidamente os cronogramas e permite-lhe ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar os seus plano como um todo. Novas tarefas, tarefas obsoletas, datas intermediárias que afetam outras tarefas ou a disponibilidade irregular de um recurso poderiam, caso contrário, passar despercebidas; mas com o Microsoft Project você pode manter tudo sob controle.

Para quem nunca ouviu falar, não se preocupe pois não é nenhum software específico para estudantes de engenharia de petróleo ou tecnólogos de petróleo, trata-se de programa para gerenciar projetos. Grande parte dos engenheiros e tecnólogos, de qualquer especialidade, atuarão como gestores em suas respectivas empresas, por isso é importante que vocês durante a graduação tenham contato com esse programa.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Demonstração

 
Tela inicial do Ms Project


Figura 01 – Tela inicial do Ms Project.

Modo de exibição do MsProject

Logo ao iniciar o MsProject irá verificar a janela ajuda, para trabalharmos melhor com o ambiente do programa iremos fechar essa janela e nosso ambiente de trabalho ficará assim:

Figura 02 – Ambiente do Ms Project.

Conhecendo as Barras do MsProject 2000


O MS Project é uma ferramenta automatizada utilizada para darmos suportes na administração de Projetos, com ela é possível planejar e acompanhar as atividades, solução e outros conteúdos de um projeto.

A Ferramenta do MsProject é fácil porque utiliza os mesmos  padrões conhecidos do Windows, se você conhece então não terá nenhuma dificuldade  e irei mostrar na seqüência as barras como na figura abaixo.

» Barra do MsProject.

» Barra de Menus.

» Barra de Ferramentas.

» Barra de Formatação.

» Barra de Rolagem.

» Barra de modos.

Figura 03 – Barras do Ms Project.

Conhecendo as Barras de menu do MsProject

No MsProject na barra de Menu contém as seguintes seleções:



»  : abordar as operações com arquivos.

» : Cuida da edição.

» : Fornece as diversas visões do projeto.

» : aborda a inclusão de dados, colunas etc.

» : Cuida da formatação de textos, tabelas, fontes, etc.

» : Disponibiliza ferramentas adicionais de trabalho.

» : aborda a inclusão e a ordem dos dados relativos às tarefas e ao projeto.

» : aborda a visualização da tela, projetos, etc.

» : aceita tirar dúvidas on-line.

Conhecendo as Barras de Ferramenta  do MsProject

No MsProject na barra de Ferramenta padrão contém as seguintes seleções em seqüência na figura como:


Novo, abrir, salvar, imprimir, visualizar impressão, ortografia, recortar célula, copiar célula, colar, pincel, Inserir hyperlink, vincular tarefas, desvincular tarefas, dividir tarefas, informações sobre tarefa, anotações de tarefa, atribuir recursos, mais zoom, menos zoom, ir para tarefa selecionada, copiar figura e ajuda.

Conhecendo as Barras de Formatação do MsProject

No MsProject na barra de Formatação padrão contém as seguintes seleções em seqüência, como mostra na figura abaixo mas não é necessário eu falar de cada uma delas pois acredito que você já conhece. Quero dizer que apenas a função dessa barra que nos mostra os ícones onde conseguimos formatar o nosso projeto:


O MsProject vem com 23 modos de Exibição no canto esquerdo no qual irei descreve-las  e irá conhecer   os oito ícones mais utilizados que são eles:

»  Calendário – pode-se visualizar seus trabalhos agendados em data determinada ou não, é um calendário que mostra a duração e datas do seu trabalho.

»  Diagrama de Rede – Pode-se usar esse modo para formatar sua agenda em fluxograma onde mostrará melhor seu trabalho otimizado.

»  Gantt de controle – Utilize este modo para fazer a comparação  agendada da linha de base com a real. Uma lista de recursos e dados relacionados, e um gráfico que apresenta a linha de base e barras de Gantt agendadas para cada tarefa.

»  Gráfico de Gantt – Utilize este modo para colocar e agendar uma lista de recursos. Uma lista de tarefas e dados relacionados, e um gráfico que apresenta tarefas e suas durações com o passar do tempo.

»  Uso da Tarefa - Utilize este modo para visualizar quais os recursos estão aplicados a tarefas específicas e para ver os perfis de emprego de recurso. Uma lista de tarefas que exibe as soluções aplicadas, agrupadas sob cada tarefa.

»  Gráfico de Recursos - Um gráfico que apresenta alocação de recursos, custos ou emprego. Utilize este modo para mostrar dados sobre um recurso ou um grupo de recursos com o decorrer do tempo.

»  Planilha de Recursos - Utilize este modo para colocar e editar dados de recursos em um formato do que a planilha eletrônica. Uma lista de recursos e dados relacionados.

»  Uso do Recurso - Utilize este modo para mostrar dados de custo ou alocação de tarefas de um determinado período, para cada recurso por atribuição, e para determinar perfis de trabalho de recurso. Uma lista de recursos que apresenta atribuições de tarefas agrupadas sob cada recurso.

»   Mais modos de Exibição - Essa caixa de diálogo mostra uma lista de todos os modos disponíveis. Abre a caixa de diálogo Mais modos de exibição

MS-PROJECT - Vídeo Aula Básico de Gerenciamento de Projetos professorram...